O que as built ?

O que é as built ?

as_built

As Built é uma expressão inglesa que significa “como construído”. Na área da arquitetura e engenharia a palavra As Built é encontrada na NBR 14645-1, elaboração de “como construído” ou “As Built” para edificações.

O trabalho consiste no levantamento de todas as medidas existentes nas edificações, transformando as informações aferidas, em um desenho técnico que irá representar a atual situação de dados e trajetos de instalações elétricas, hidráulicas, estrutural, etc.

Desta forma, cria-se um registro das alterações ocorridas durante a obra, facilitando a manutenção de futuras intervenções.

Vamos fazer um “as built” do edifício.

Esse termo é muito utilizado na área de Engenharia de Construção Civil e Arquitetura.

Durante a obra, o projeto sofre alterações que vão sendo revisadas também, e principalmente, na planta. Então, o documento começa na revisão zero e vai ganhando letras ou números cada vez que tem alterações. A revisão As Built, que traduzido seria “Como Construído” indica que é a revisão final, ou seja, que o desenho está finalizado de acordo com o projeto. Com isso, ele não deve mais sofrer modificações.

Todo projeto de construção civil é composto de diversos desenhos que, ao final são guardados em pastas que formam os registros e a radiografia daquela obra e isso só é possível quando todos os documentos receberam a revisão As Built.

www.colegiodearquitetos.com.br

O que é Guarda fogo?

Guarda fogo é:

Guarda fogo é a denominação dada a uma parede construída entre prédios contíguos com paredes de meação, a fim de evitar a comunicação de fogo. Sua função principal é de evitar a propagação de fogo em caso de incêndio em um dos prédios. Também denominado corta-fogo.

 

O que é Esquadro?

Esquadro é:

Refere-se a um instrumento utilizado em desenhos arquitetônicos, possui forma de um triângulo retângulo, ou de um L que seve para traçar linhas perpendiculares e algumas linhas inclinadas, também para medir e verificar ângulos retos.

Em geral, são feitos de acrílico ou plástico. Tem-se notícia de que os primeiros a utilizar o esquadro foram os egípcios na construção das pirâmides.

O que é Espaço Arquitetônico?

Espaço Arquitetônico é:

É a definição dada a um espaço diferenciado e modificado pela presença de uma ou mais edificações construídas. Também é denominado um espaço arquitetônico aquele que tem seus próprios significados culturais, emocionais e psicológicos. Um espaço arquitetônico pode promover assim, diferentes e diversas sensações num indivíduo.

O que é Escala?

Escala é:

escala

Escala é a definição dada em arquitetura para a relação entre as medidas de um espaço ou edificação e a sua representação, usualmente gráfica. A necessidade de se utilizar a escala surge quando arquitetos precisam elaborar os projetos de suas obras, representando esta edificação. Como não são representados em suas dimensões reais, são representados em uma relação proporcional.

É utilizada em desenhos arquitetônicos e também empregada na realização de maquetes.

O que é Escala Humana?

Escala Humana é:

É a medida referente à relação existente entre as dimensões do espaço edificado e do homem. É comum o seu uso em relações de proporção e de escala do homem em relação à determinada edificação, sedo de escala humana ou uma escala não humana. Num projeto arquitetônico pode-se inferir o tamanho dos objetos representados pela relação à sua volta.

O que é Desenho Arquitetônico?

Desenho Arquitetônico é:

O desenho arquitetônico é a representação gráfica das projeções verticais e horizontais do projeto arquitetônico, que correspondem às plantas baixas, fachadas, vistas, cortes, elevações, em determinadas escalas que possibilitam a leitura e a execução do projeto.  O desenho arquitetônico, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem que é estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto).

O desenho arquitetônico também costuma se constituir de uma profissão própria que são os desenhistas técnicos, comuns nos escritórios de projetos.

O que é Curva de Nível?

Curva de nível é:

Refere-se à linha traçada em plantas que indicam o relevo do terreno. É chamada de “curva”, pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno são geralmente manifestadas por linhas curvas. É representada na planta de metro em metro ou a cada 5 metros, de acordo com a precisão requerida. A curva de nível é obtida através da projeção horizontal da interseção do terreno com um plano horizontal, o que resulta em uma linha curva e que passa por todos os pontos do terreno que têm a mesma altitude.

O que é Cota?

Cota é:

É a denominação dada a toda e qualquer medida expressa em plantas arquitetônicas. É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros.

O projeto que apresenta todas as cotas necessárias à sua execução é chamado de um projeto cotado.

O que é Corte?

Corte é:

É a denominação dada a representações de vistas ortográficas e indica basicamente pés-direitos e alturas dos elementos construtivos. São elaborados basicamente para esclarecimentos dos detalhes internos relacionados à altura e que por sua vez não constam na planta baixa. É obtido quando passamos um plano de corte e projeção vertical pela construção, em geral, um plano paralelo as paredes e retiramos a parte frontal e as informações que o complementam.

O corte longitudinal é aquele que passa entre a construção de frente para os fundos, e o transversal de uma lateral a outra. Deve mostrar maior número de detalhes e permitir representar paredes, portas e janelas, e visualizar a posição de elementos estruturais e telhados.

A orientação dos cortes é feita na direção dos extremos mais significantes do espaço cortado. O sentido de visualização dos cortes deve ser indicado em planta, bem como a sua localização.