O que é pilotis ?

Pilotis é:

Conjunto de colunas de sustentação do prédio que deixa livre o pavimento térreo. Entre seus adeptos está Lúcio Costa, arquiteto carioca que chefiou a equipe responsável pelo projeto da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro (1936).

Tecnicamente, pilotis são as colunas ou pilares estruturais que sustentam uma construção, deixando livre o pavimento térreo. A palavra pilotis, de origem francesa, pode se referir tanto ao pilar em si, quanto ao sistema como um todo.

Neste conceito foram estabelecidos cinco pontos para a nova arquitetura: terraço jardim, planta livre, fachada livre, janela em fita e a construção sobre pilotis. Por isso, os pilotis vão além de serem pilares estruturais e servem também como integradores entre o espaço urbano externo com o espaço interno dos empreendimentos. É a ligação entre homem (casa) e natureza (espaço externo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>