O que é sumidouro ?

Sumidouro é:

O sumidouro é um poço sem laje de fundo que permite a infiltração (penetração) do efluente da fossa séptica no solo. O diâmetro e a profundidade dos sumidouros dependem da quantidade de efluentes e do tipo de solo.

Os sumidouros podem ser feitos com tijolo maciço ou blocos de concreto ou ainda com anéis pré-moldados de concreto.

A construção de um sumidouro começa pela escavação do buraco, a cerca de 3m da fossa séptica e num nível um pouco mais baixo, para facilitar o escoamento dos efluentes por gravidade. A profundidade do buraco deve ser 70 cm maior que a altura final do sumidouro. Isso permite a colocação de uma camada de pedra, no fundo do sumidouro, para infiltração mais rápida no solo, e de uma camada de terra, de 20 cm, sobre a tampa do sumidouro.

Os tijolos ou blocos só devem ser assentados com argamassa de cimento e areia nas juntas horizontais. As juntas verticais devem ter espaçamentos, e não devem receber pré-moldados, eles devem ser apenas colocados uns sobre os outros, sem nenhum rejuntamento, para permitir o escoamento dos efluentes.

A laje ou tampa do sumidouro pode ser feita com uma ou mais placas pré-moldadas de concreto, ou executada no próprio local, tendo o cuidado de armar em forma de tela.

Fonte:  www.pinhalarquitetura.com.br

2 opiniões sobre “O que é sumidouro ?”

  1. Com o tempo animais(cobras, tatus, vacas, cavalos, etc) e até pessoas podem cair nesse buraco inútil.
    Nada melhor que o magnifico projeto arquitetônico (solo) criado por um arquiteto muito bom para escoar água da chuva para os lençol freático. Projeto feito pelos burros pra outros burros aceitarem e algum burro por ai ganhar dinheiro com isso.

  2. Gustavo, lhe sugiro fazer um “Pronatec” na área de educação e boas maneiras, e um curso básico de construção.

Deixe uma resposta