O que é Concreto Armado?

Denominação dada ao concreto devido ao fato de receber uma armadura metálica que é responsável em resistir os esforços de tração e cisalhamento nas peças que forma. E o concreto em si, resiste à compressão. Tornou-se um dos mais importantes elementos da arquitetura no século XX.

Sua armadura é de estrutura montada por barras de aço de diâmetros variados, que dão resistência à tração.

Para obter um bom concreto devem ser efetuadas as operações básicas de produção deste material. As operações básicas do concreto armado são: Dosagem; Mistura; Transporte; Lançamento; Adensamento; Cura.Usualmente é feito no canteiro de obas com fôrmas de madeira, e quando feitas neste espaço são destinadas em áreas específicas para a sua execução, onde é feita a dobragem do ferro; o concreto feito na central de concretos; e também a central de formas.

É uma mistura de basicamente:

– Agregados graúdos: que são pedras britadas, seixos rolados, etc.       – Agregados miúdos: como areia e pedregulhos.                                               – Aglomerantes: cimento, a cal já não pode ser utilizada, pois acaba corroendo as estruturas de ferro, comprometendo-a.                                  – Água                                                                                                                                         – Adições minerais e aditivos.

Conheça os cursos do Colégio de Arquitetos

AutoCAD 2D – Além de aprender as noções gerais, configurações e os principais comandos, os alunos são capacitados a desenhar um projeto arquitetônico completo, desde as pranchas com carimbos, até as plantas, cortes e vistas – tudo de acordo aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

SketchUp –  Desenvolvimento de  maquete eletrônica, com imagens estáticas ou mesmo com passeios virtuais já fazem parte do nosso dia a dia.

Revit – Desenvolvido especificamente para a Modelagem de Informação da Construção (BIM), possibilitando que os profissionais de projeto e construção levem suas ideias da concepção até a elaboração, com uma abordagem por modelos coordenada e consistente.

Promob – Permite a criação, edição e modulação de ambientes planejados, elaboração e projeto de móveis, geração de representações em forma de plantas baixas, cortes, cortes perspectivados e perspectivas de interiores com visão tridimensional, facilitando a visualização dos ambientes e seu layout.

 

*Clique na imagem acima, para saber mais.

 

Deixe uma resposta