Espaço das Artes

 

Espaço das Artes

Nas reuniões da criação da Associação Pró Museu tivemos a participação de artistas que comercializam seus trabalhos em Praças Públicas, Hall de Hipermercados e Shoppings e que teceram criticas ao espaço pela preocupação com a elitizaçProposta para um Museu de Artes para Mogi das Cruzesão do Museu de Artes pretendido.

Espaço das Artes

                A proposta do Museu de Artes ocorre em um processo diferente do que acontece na maioria dos Museus cujas atividades e funcionalidades são ditadas pelos Investidores ou pelo Poder Público sendo que o artista e usuário tem pouca participação na criação destes espaços. Nossa proposta por ter nascido da vontade popular esta aberta para todas as criticas e ideias que surgem, escolhendo as melhores para a viabilização deste projeto.

Com este problema dos artistas de Rua a resolver e analisando a região do prédio da Telefônica, onde preiteamos o nascimento do Museu de Artes existe um espaço urbano que atualmente vem sendo pouco utilizado e que pode servir de suporte para as atividades do Museu. Quase de maneira vocacional as atividades do Museu, este espaço urbano se integra as atividades artística que acontecerão na região.

Proposta de uma Praça Seca

Espaço das ArtesNossa proposta é pela retirada do estacionamento dos automóveis que estão na Rua Padre João, o espaço que liga a Rua Dr. Paulo de Frontin com a Rua Prof. Flaviano de Melo, atualmente existem algumas poucas vagas sendo que este espaço de maneira vocacional atenderá as atividades culturais se integrando as atividades tanto do Museu de Artes, bem como as atividades que ocorrem na Igreja da Matriz e em sua praça, tais como: Festa do Divino, Festa de Santana entre outras.

Espaço das Artes

A proposta é que neste local seja feita uma Praça Seca, ou seja, um espaço totalmente livre, ou podemos dizer um largo urbano, onde pode ter atividades de múltiplo usos de acordo com uma programação preestabelecida.

O uso deste espaço para o Museu seria por meio de cadastro dos artistas, estes teriam direito a retirar um painel de alumínio com policarbonato que será o suporte para a exposição de seus trabalhos, bem como cubos de madeiras que servirão de suporte para as esculturas.

Em horário preestabelecido o artista usa este equipamentos e no final da jornada faz a devolução para o Museu, deixando a praça totalmente livre para outras atividades públicas.

O fato de aproveitar o espaço análogo ao Museu de Artes é uma forma de aproximar o público que não esta acostumado a frequentar Museus e que circula pela região proporcionará um contato com a arte.

Colocamos uns blocos de concreto nas extremidades para que possa servir de bancos e alguns coqueiros para apenas marcar uma referencia.

Circulação de Automóveis

Espaço das ArtesHá muito tempo já não deveria passar automóveis neste trecho, pois nossa cidade inchou e a politica para o futuro é de retirada dos automóveis do Centro da cidade, no entanto em nossa proposta mantivemos um espaço para circulação controlada de automóveis denominada de “Traffic Calming “priorizando o pedestre.

Espaço das ArtesEnquanto estamos trabalhando para finalizar a proposta do Museu de Artes de Mogi das Cruzes, esta proposta que depende apenas da Administração Municipal, pode ser implantada imediatamente o que já seria um primeiro passo para a realização de nossa proposta.

Veja também um pouco da história da Proposta do Museu de Artes de Mogi das Cruzes – clique aqui!

.