Eu quero um Museu de Artes para Mogi

Eu quero um Museu de Artes para Mogi

 

Eu quero um Museu de Artes para Mogi

Tudo começa com uma idéia de transformar o Prédio da Telefônica em Mogi das Cruzes, hoje deteriorado na paisagem urbana e subutilizado pela empresa em um Museu de Artes para a cidade de Mogi das Cruzes. De localização privilegiada e com uma arquitetura que contribui para este novo uso, a proposta é um resgate da paisagem para a cidade.

A idéia já havia sido apresentada pela mídia no final de 2010 e começo de 2011, mas ganhou corpo com a inserção no mês de outubro de 2011 no Facebook do CECAP – Centro Cultural Antonio do Pinhal, propondo uma Campanha para transformar o edifício em um Museu de Artes. Foram centenas de comEu quero um Museu de Artes para Mogipartilhamentos e outras centenas de pessoas que curtiram fora os comentários apoiando a idéia, onde segundo estimativa da mídia impressa atingiu um número de mais 30.000 pessoas.

Com todas estas manifestações somando as repercussões da mídia fez com que o CECAP tomasse a iniciativa de promover uma reunião para debater e viabilizar a proposta, fazendo com que as intenções saíssem do mundo virtual e fossem para o mundo real.

No dia 27 de outubro de 2011, no CECAP ocorreu a primeira reunião, onde artistas e intelectuais se posicionaram com relação à idéia e desta reunião se chegou à conclusão da criação de uma Associação Pró-Museu, onde foi entendido de que a Cidade de Mogi das Cruzes, com seus 400.000 habitantes e com um orçamento anual que ultrapassa 1 bilhão de reais, precisa de um espaço específico para exposições de artes.

 

Pense Vermelho

Eu quero um Museu de Artes para Mogi

Nesta reunião ocorrida no dia 27 de outubro também ficou decidido de uma Campanha de adesão à idéia: “Eu quero um Museu de Artes para Mogi”, onde foi proposta que nos próximos 15 dias todos aqueles cidadãos que compartilham com esta idéia, usem um lenço ou uma peça de roupa vermelha como apoio a esta causa.

A classe artística de Mogi das Cruzes há muito esquecida pelo Poder Público, pede para a população geral que apóie esta idéia. Pois Cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social.   Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.

Contamos com seu apoio.

Paulo Pinhal

Curador do CECAP

.