Fissuras, trincas e rachaduras.

Fissuras, trincas e rachaduras

Paulo Pinhal

Fissuras, trincas e rachaduras

O arquiteto projeta edificações que são construídas, que abrigam pessoas e atividades com estética e beleza, contribuindo para a valorização do investimento para o proprietário ou empresário.

A garantia da qualidade da obra, esta atrelada à participação direta dos profissionais da área tecnológica, pois ela é a garantia de que a obra vai acontecer conforme foi projetado. Quando a construção da edificação fica na mão do proprietário e de mão de obra não qualificada, o que encontramos são vícios que contribuem para problemas estruturais, ambientais e por que não dizer de saúde, que desvalorizam o imóvel.

Apesar de hoje existir uma quantidade de informações disponível para leigos da área da tecnologia, para a construção de uma edificação, não significa conhecimento, experiência e competência para tocar a construção de uma obra. O proprietário que assume o papel de acompanhar uma execução de obra, que pode ser até uma pequena reforma, passa a conhecer um mundo, onde existem tantas variáveis que acabam gerando estresses, transformando sua obra em um verdadeiro laboratório de experiências, resultando em desperdícios, retrabalhos e prejuízos.

Se estas experiências feitas por leigos ficassem apenas para quem executou seria menos impactante para a família e sociedade, pois a falta de experiência no acompanhamento da obra faz com que tenhamos alguns problemas que acabam interferindo na obra, sendo eles: A fissura, a trinca e as rachaduras.

Não devemos esquecer de que existem também na maioria dos casos por culpa do proprietário as incompatibilidades entre os projetos de arquitetura, estrutura e fundações.

Esta falta de dialogo entre todos os envolvidos no processo construtivo podem ser a origem das fissuras que geralmente são superficiais e não apresentam problemas estruturais. Podemos afirmar que todas as edificações apresentam algum tipo de fissura.

Já a edificação, e sua estrutura, exercem certo peso no solo que muitas vezes a fundação executada não reflete o que os cálculos estruturais que os engenheiros estabeleceram, ocasionando acomodações que podem gerar as trincas, que são os avisos de que existem recalques na obra, isto quer dizer que a casa toda esta em movimento. As trincas são, geralmente, mais profundas e atingem a estrutura da parede, ou seja, a alvenaria. Decorrem de recalques da fundação e esforços aplicados além da resistência da parede. Por afetar a alvenaria, geralmente aparecem nos dois lados da parede.

As trincas são perigosas e podem gerar rachaduras, por onde haverá infiltrações de água, podendo até vir a ruir a estrutura e cair a edificação.

As fissuras, trincas e rachaduras representam depreciação no valor do imóvel, prejuízos e gastos para a solução do problema, onde em alguns casos o problema será eterno ou enquanto durar o imóvel.

Se você comprar um imóvel construído, solicite todos os projetos que foram feitos e procure se informar como foi construída sua obra, chame um arquiteto ou engenheiro para fazer um laudo de vistoria e avaliar se a casa tem fissuras, trincas ou rachaduras e quais as soluções para resolver os problemas.

Se estiver construindo, cobre uma integração dos projetos de arquitetura, estrutura, elétrica e hidráulica. Não deixe de fazer uma sondagem para verificação do perfil geológico, pois por meio dele é que o engenheiro calculista tem como indicar a melhor fundação que evitara problemas futuros.

Estamos vivendo um momento de construções, com novas tecnologias e novos materiais e apenas quem vive o dia a dia em projetos e obras pode orientar para que tenha um imóvel de qualidade e com a garantia de um investimento seguro.

www.colegiodearquitetos.com.br
www.pinhalarquitetura.com.br

.