Integração entre projetos

Integração entre projetos

Paulo Pinhal

O conjunto de informações, técnicas e peças gráficas, quando integradas, evitam retrabalhos, desperdícios e prejuízos.

integraprojeto

Como em outras indústrias, na construção de edifícios, os projetos têm um papel fundamental na qualidade dos produtos e na eficiência dos sistemas de produção.

Apesar dessa importância, os projetos têm sido tratados pelas empresas de construção como uma atividade secundária que é, via de regra, delegada a projetistas independentes, contratados por critérios preponderantemente de preço do serviço.

Outra característica dos projetos no setor é que eles são orientados para a definição do produto, sem considerar adequadamente a forma e as implicações quanto à produção das soluções adotadas.

Mesmo as especificações e detalhamentos de produto, muitas vezes, são incompletos e falhos, sendo resolvidos durante a obra, quando a equipe de produção acaba decidindo sobre determinadas características do edifício não previstas em projeto. Sendo que esta situação reforça que as principais causas dos problemas nos projetos são: inadequações do conhecimento técnico dos projetistas e a falta de planejamento do processo do projeto.

.

Caracterização do Processo de Projeto na Construção de Edifícios

O processo de projeto na construção de edifícios é composto por várias especialidades de projeto (arquitetura, estruturas, sistemas prediais, etc.), as quais desenvolvem as soluções em nível crescente de detalhamento, cumprindo diferentes etapas de projeto.

Desta forma, o processo de projeto se dá por meio da sucessão de diferentes etapas, em que a liberdade de decisões entre alternativas vai sendo substituída pelo amadurecimento e desenvolvimento das soluções adotadas.

Constata-se que na construção de edifícios existe uma relação hierárquica entre a Arquitetura e todos os demais projetos que compõem o edifício. De acordo com as normas técnicas em vigor, bem como os textos institucionais que tratam do assunto, consideram o projeto de Arquitetura como o responsável pelas indicações a serem seguidas pelos projetos de estruturas e instalações.

No processo de projeto convencionalmente utilizado no setor, é comum que uma etapa de projeto de determinada especialidade dependa, para ser iniciada, do término de uma etapa de diferente especialidade, cujo grau de aprofundamento e maturação das decisões é equivalente ao da etapa (da outra especialidade) que se inicia. Por exemplo: a etapa de anteprojeto de estruturas e fundações tem como pré-requisito a etapa de anteprojeto de Arquitetura. Percebe-se assim que a fase de concepção do edifício ocorre de forma separada do desenvolvimento do projeto, ou seja, “a atuação do projetista de Arquitetura ocorre previamente e sem a interação com os demais projetistas”.

O projeto de Arquitetura é desenvolvido a partir da pesquisa de mercado e aquisição do terreno e, depois, é aprovado nos órgãos competentes, para obtenção de recursos financeiros e lançamento do empreendimento no mercado.

Somente após a etapa de lançamento é feita a contratação dos demais projetistas, que irão participar do desenvolvimento do projeto. Desta forma, a atuação dos diversos projetistas envolvidos no processo não ocorre de maneira conjunta e o projeto é elaborado sem a efetiva contribuição de todos os participantes ao longo das diferentes etapas do processo de projeto.

Além disso, observa-se que, durante o desenvolvimento do projeto, praticamente não existe a participação da construtora e do usuário, mas, por outro lado, a influência do incorporador é bastante significativa.

www.colegiodearquitetos.com.br

_________________.