Marina And Beach Towers

Marina And Beach Towers

1289256353-mbt-3

Ficha Técnica

Arquitetos: Oppenheim Architecture & Design

Localização: Emirados Árabes Unidos

Consultores: AREX Consultores

Arquiteto Paisagista: Green Concepts

Acústica: Cerami Associates

Engenharia Estrutural: Ysrael A. Seinuk (YAS

Cliente: Nakheel

Área: 2.648.850 SQF

Ano: 2012

1289256344-mbt-1

Conceito

O conceito do projeto da MARINA AND BECAH TOWERS, é a sustentabilidade ambiental; tendo em vista o aproveitamento dos recursos naturais do terreno, e uma construção que provocasse pouco impacto.

A sustentabilidade, como conceito deste projeto contesta a idéia do edifício como obra de arte e o compreende como parte do habitat vivo, estreitamente ligado ao terreno, à sociedade, ao clima, à região e ao planeta. Se compromete a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem ser inviável economicamente.

1289256348-mbt-2

Resenha

Este é um projeto de uso misto, que compreende uma marina e um edifício, desenvolvido pela Oppenheim Architecture e Design; e sugere uma fluidez que funde o céu e a água, conectando o ambiente construído e a paisagem natural.

Com base na leitura inicial do terreno, segundo a Oppenheim Architecture e Design, percebeu-se a oportunidade de maximizar a quantidade de unidades na praia. Então além das capacidades da torre normativa, o projeto abriu espaços para habitações residenciais, proporcionando as mais variadas experiências de vida.

A simbiose entre o edifício e a paisagem também resultou na abertura de um bazar de curadoria de varejo e experiências gastronómicas, ao longo da avenida.

Criado os tipos de unidades em um módulo padrão, foi possível desenvolver uma “tapeçaria” tecida na fachada através de deslocamento estratégico; uma superfície que responde a cada mudança sutil de luz, enquanto fornece proteção crítica do sol intenso. Além disso, o deslocamento das unidades dentro da torre oferece belas vistas e iluminação natural.

O edifício também permitiu a criação de um país das maravilhas, com um jardim botânico infundido com a luz ambiente.

Como mostrado no conceito do projeto, o foco na sustentabilidade em um abraço dos recursos naturais culminou na implantação de um modelo único de exploração do ambiente.

A própria forma de construção torna-se um dispositivo para atrair a brisa fresca aos espaços protegidos do sol, que faz referência ao tempo testado e a tradição regional de aproveitamento dos ventos.

Discretamente e de forma oportunista a estrutura incorpora painéis eólicos e solares para a geração de parte da energia requerida deste edifício.

Outros sistemas para o auto sustento completo, incluem vários métodos para a reutilização das vastas quantidades de água que fluem através do terreno.

A sustentabilidade está impregnada em todo o ciclo de vida, onde o planejamento inteligente oferece oportunidades inovadoras para energia e conservação de recursos, e ainda, iniciativas de desenvolvimento saudáveis onde ecologia e sustentabilidade permitem maior luxo sem culpa, e não autonegação.

1289257100-mbt-section-11289256370-mbt-6

1289256365-mbt-51289256361-mbt-4

2 thoughts on “Marina And Beach Towers”

  1. Estou encantada com o projeto. Sou estudante de arquitetura, e fiquei curiosa sobre a estrutura do edifício. Poderia me dar mais informação sobre sua concepção e materiais?

    1. Este edifício foi alvo de debate no ALAC – Atelier Livre de Arquitetura Contemporânea do CDA no final de 2016. Vamos tentar resgatar as informações e desdobramentos do debate e disponibilizaremos em nosso site. Obrigado pela visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *