Ponte Econtainer

Ponte Econtainer

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Dados Técnicos

Arquitetos: Yoav Messer Architects

Localização: Tel Aviv, Israel

Arquiteto Associado: Iftah Hayner

Equipe De Projeto: Hager Admi

Fotografias: Cortesia de Yoav Messer Architects

Engenharia Estrutural: Dani Vainer/ Jacob & Yuval Achbert

Design Gráfico: Bluhm & Tal

Cliente: Parque Ariel Sharon

Comprimento: 160 metros

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Resumo

A Ponte Econtainer de 160 metros de comprimento será a porta de entrada para o Parque Ariel Sharon e conectará a rodovia Lod (Rota 461 que vai do leste de Tel Aviv à cidade de Bnei Atarot) diretamente à montanha Hiriya ao centro do parque. A ponte será utilizada por pedestres, ciclistas e veículos especiais que funcionam como serviço de transporte para o público visitante a partir de zonas de estacionamento do próprio parque.

O Parque Ariel Sharon desde o princípio surgiu como um centro urbano com ênfase na ecologia, motivo pelo qual foi baseada a proposta na ideia da reutilização. A proposta era reciclar containers de transporte (há mais de 800.000 containers percorrendo o mundo a cada ano), que poderiam ser transformados para conformar a ponte que proporcionará uma base para o movimento e a observação: de uma pilha de resíduos à uma linha de vida.

image_02A Ponte Econtainer se baseia inteiramente no princípio da reutilização de containers antigos. Estes são a infraestrutura para a construção. O planejamento será coordenado com um consultor estrutural.

As paredes da ponte (paredes diafragma) a maior parte do teto (para sombra) e um caminho de substrato de madeira se baseiam também no princípio de reutilização. Quanta às coberturas são os tetos originais dos containers. Além disto, o projeto conta com grades de ventilação nos ângulos adequados para o sombreado ideal. Nestas aberturas se instalarão os painéis solares fotovoltaicos que proverão energia “limpa” para iluminar a ponte e seu entorno.

Além disso, de acordo com os requisitos “verdes”; a maior parte dos processos será feita na fábrica (fora do local de implantação) para minimizar o dano ao terreno natural.

Ao longo do lado oeste, existem vários mirantes em todas as direções, incluindo o céu (através das grades) e o chão (através da malha ciclável). Há também duas varandas e zonas de estar para os transeuntes ou grupos sobre o nível da ponte, e um passeio de visualização adicional em cada trecho. Ao oeste não está apenas um lugar de passagem, mas também um destino em si mesmo.

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A Ponte Econtainer é visível de vários lugares, tais como a rodovia 4 e uma vista aérea (rota principal que leva ao aeroporto). O desenho gráfico de todas as fachadas mostra uma mensagem ecológica ao público vizinho e distante.

“A arquitetura é uma ferramenta educativa” (Jean-Jacques Rousseau). Os materiais são parte da educação sobre a reciclagem, o consumo e a reutilização através da criação de espaços para reuniões e eventos. A ponte se constitui como um bem cultural e uma plataforma educativa.

Seja para a educação, a economia e projeto, o uso de containers está cobrando um forte impulso em todo o mundo, portanto, a construção de uma ponte de containers talvez seja um precedente. A Ponte Econtainer ilustra uma conexão pouco comum entre a eficiência da construção, a economia e a sustentabilidade, que anda lado a lado com uma linguagem moderna e um desenho elegante. A ponte coloca o homem e sua relação com o meio ambiente no centro, o que é a essência da arquitetura.image_05

A proposta foi ganhadora de concurso, competindo com grandes escritórios de arquitetura. Atualmente o projeto está na etapa de detalhamento para começar sua construção.