Quem Somos

O que vem a ser o Colégio de Arquitetos ?

O CDA Colégio de Arquitetos é uma entidade sem fins lucrativos em busca da qualidade aplicada aos projetos arquitetônicos.
Embora exista preocupação com a capacitação, valorização e atualização do Arquiteto e Urbanista, o Colégio de Arquitetos não responde pelas entidades da classe profissional, focando apenas no conteúdo de informações e praticas para uma melhora na qualidade dos serviços oferecidos a sociedade.

É um centro de estudos de arquitetura.

O desenvolvimento e a criação de um Selo de Qualidade em Projetos é meta a ser alcançada pelo Colégio de Arquitetos a partir de 2016.

Para atingir este objetivo, existem vários estágios onde simplificamos:

Estágio 01 – Melhora no repertório e qualidade nas apresentações dos projetos.

Neste estágio são desenvolvidas atividades variadas tais como: Cursos com aplicação prática no mercado de trabalho, Exposição de trabalhos de profissionais, por meio de Mostra da Produção de arquitetos diversos,Revista com Artigos focando orientação para o profissional e para o consumidor sobre a importância do arquiteto, Artigos Técnicos, Encontro de profissionais focando o mercado de trabalho, Visitas Técnicas Arquitetônicas, Palestras em Universidades e Cursos de Arquitetura, e outras atividades objetivando melhora no nível de conhecimentos e apresentação de projetos e dos serviços inerentes a profissão.

Estágio 02 – Equalização dos serviços

Será estabelecido um critério mínimo de qualidade nas apresentações dos projetos, onde os profissionais serão classificados de acordo com o nível estabelecido por comissão de notáveis da área da arquitetura.

Estágio 03 – Parcerias

Mediante a equalização de profissionais por nível de qualidade, o Colégio de Arquitetos, estimulará entre profissionais de mesmo nível de qualidade, por meio de parcerias entre eles para possam desenvolver projetos que venham futuramente obter o Selo de Qualidade do Colégio de Arquitetos.

Estágio 04 – Criação do Selo de Qualidade

O Selo de Qualidade será um instrumento construído pelos profissionais do mercado, visando a ecoeficiencia e sustentabilidade das obras arquitetônicas, onde a sua criação será objeto de debates entre os segmentos da sociedade, entidades representativas da classe, como IABs, CREAs, Sindicatos, ASBEA, ABEA e outros, para estabelecer os critérios de avaliação para a obtenção do Selo.

Estágio 05 – Formação de Auditores

Depois de estabelecido o Selo de Qualidade, o Colégio de Arquitetos fará formação dos auditores que acompanharão todo o processo de solicitação do Selo, bem como as avaliações que serão feitas ao longo da obra, para por meio de pontuação para certificar se a obra poderá obter o Selo de Qualidade do Colégio de Arquitetos.

Estágio 06 – Implantação do Selo de Qualidade

Será apresentado para a sociedade o Selo de Qualidade e todas as regras para quem quiser obter este instrumento que é a garantia de que o projeto e a obra foram executados dentro dos padrões de qualidades estabelecidos e que a ecoeficiencia e a sustentabilidade foram respeitadas.

O trabalho de implantação de um Selo de Qualidade é um trabalho construído com a participação dos profissionais e entidades representativas. Todas as parcerias serão bem vindas, visando sempre à atualização, capacitação e valorização do profissional Arquiteto.

9 ideias sobre “Quem Somos”

  1. Nossos cursos são de atualizações e capacitações. Temos muitos alunos que trabalham na área e que não estão frequentando nenhum curso superior profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *