Solange Parada

Solange Parada

Arquiteta Solange Parada

O profissional arquiteto deve amar o que faz, afinal lida com pessoas todo o tempo e o projeto que cria talvez permaneça na vida do cliente para sempre. É assim com a arquiteta Solange Parada, formada em 1980 na Universidade Braz Cubas e que diz de boca cheia: “Neste ano comemoro 30 anos de formada!!!”. Para homenageá-la e parabenizá-la, o CDA em Revista abre este espaço de entrevista para que Solange possa dizer o que a Arquitetura significa para ela, tanto profissional quanto pessoalmente. A seguir, uma das profissionais de referência em Mogi das Cruzes explica que descobriu a vocação estudando e fazendo Arquitetura.

Colégio de Arquitetos – O que é um espaço em Arquitetura?

Solange Parada – O espaço é o ambiente em que vivemos, que pode ser interno ou ser nas ruas. Pode ser aquele lugar onde podemos trabalhar nele, morar, nos divertir, sonhar, descansar, relaxar, cozinhar. Nos sentir bem!

Solange Parada

CDA – Como é para você a relação luz, cor, forma e volume?

SP – A luz na Arquitetura é o que faz as cores se evidenciarem, as texturas se destacarem. Já a forma e o volume é a criação do espaço onde projetamos para que possamos estar, olhar, observar, admirar ou estar neste contexto. Esses elementos transformam um simples local em ricas sensações.

CDA – Seu último projeto, o próximo e o preferido.

SP – Estou concluindo três obras. O primeiro é uma área de lazer em uma cobertura com espaço e muitas texturas, transparências, cores. Um local agradável para o descanso. O segundo é uma residência de um jovem casal e o projeto de interiores. E pelo Instituto Terra estou trabalhando em uma quadra poliesportiva para o Núcleo Aprendiz do Futuro que está ficando linda com muitas cores, muita alegria para as crianças!

Não tenho um preferido, para mim todos são como um filho e um presente, mas os projetos do Instituto Terra que faço para comunidades carentes são os que mais me emocionam e alegram ao entregar.

CDA – Residencial, comercial ou institucional? Por quê?

SP – Todos são experiências bem diferenciadas no público e no uso, e por isso são experiências enriquecedoras.

CDA – Clientes, quais e como é a relação com eles?

SP – Sempre é muito boa, amigável e para mim é fundamental um bom relacionamento.

CDA – Estilo: Qual é o seu?

SP – Moderno, sempre!

CDA – Quais são suas fontes de referências?

SP – A minha formação é a Arquitetura Moderna, mas sempre estou pesquisando novas tecnologias e materiais.

CDA – Quem são os maiores nomes da Arquitetura contemporânea para vocês?

SP – Os nacionais são Ruy Ohtake, Arthur Casas, Paulo Mendes da Rocha. Já os internacionais Richard Meier, Santiago Calatrava, Frank Gerhy.

Solange Parada

CDA – Preferência por materiais? Quais?

SP – Adoro Transparência! Muito vidro ou o branco total ou muito colorido.

CDA – O que será a Arquitetura do século 21?

SP – Quando eu era pequena adorava o desenho dos Jetsons e pensei que no século 20 a Arquitetura seria assim, muito futurista. Mas hoje, para que o nosso planeta sobreviva, espero que cada vez mais que as idéias dentro da Arquitetura sejam pensadas com sustentabilidade e ecologicamente correta. Quero também que seja bem humanizada e acessível a todos.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *